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domingo, 29 de julho de 2007

Montagem do triângulo principal

É fundamental em um quadro de qualidade que o corte dos tubos devem ser feitos com extremo cuidado e precisão:













Depois de devidamente cortados os tubos seguem pro gabarito onde são pecos com cuidado e duas medidas e angulos conferidos dezenas de vezes para o início das soldas:













A solda depois de acabada aguardando a limpeza do fluxo... Uma fillet braze bem excutada quase não precisa de refinamento:





Depois das soldas feitas e verificadas, o gabarito é afrouxado e só para conferir o alinhamento (ver se nada ficou repuxado no momento da solda:



O tringulo dianteiro montado:

sábado, 28 de julho de 2007

passo a passo a construção de uma gancheira

Como muitos já sabem construo minhas gancheiras a mão.

O design dela é de minha autoria e foi sendo refinado ao longo dos anos até o formato atual.

Ela é a mais leve que já tive em mãos (e olha que já comprei e fiz gancheiras de vários tipos, marcas e modelos).

A cada novo quadro alguns detalhes de ângulos devem ser revistos (afinal, um quadro sob medida sempre tem vários detalhes que são únicos).

Fazendo elas a mão garante sempre o melhor e mais perfeito encaixe da roda, sempre bem centrada.


Tudo começa na furadeira onde uma série de brocas de vários diâmetros faz os diferentes furos que ajudam a retirar peso sem comprometer a durabilidade:








Depois da furação a peça é limpa e é feita uma marcação como guia dos cortes que serão feitos com serra manual, limas manuais e retifica. A abertura da passagem da roda é feita com uma fresadora:








A gancheira depois dos cortes:









Depois do quadro soldado a gancheira passará por uma fase de acabamento fino.

domingo, 22 de julho de 2007

Os primeiros tubos cortados...

Cortar os 953 é uma experiência impar...
Eles são tão finos e tão duros (são tratados e temperados antes de ser soldados quando o processo de solda será o Fillet Braze com prata) que fica impossivel corta-los pelo método tradicional (até dá, mas com muito custo, gasto de ferramentas e perigo de danifica-los).

Para quem não sabe o corde dos tubos geralmente é feito (em boas bikes, esqueça essas de supermercado baratinhas) com serras de copo em furadeiras de bacadas ou fresadoras com um gabarito especial para marcar os angulos, ou com fresas em dispositivos tb em fresadoras (processo esse melhor que o primeiro devida a confiabilidade da máquina) e em caso de framebuilders com serras e limas. No caso do 953 achei mais seguro, limpo e facil cortalos com pedras de desbaste em uma retifica, processo esse muito mais caro e demorado, mas com resultado final excelente e sem correr riscos de estragar os tubos.

Abaixo uma foto dos primeiros tubos antes da solda na conferencia de geometria e encaixes:


sábado, 21 de julho de 2007

Only the best, please!

Finalmente chegaram todas as peças nescessárias para iniciar a contrução de um quadro com tubos 953 (os mais avançados da atualidade) para meu cliente Antônio Carlos.
Um quadro deste nivel merece componentes a altura. Cada peça foi escolhida a dedo e estão acima do que se pode direz "top de linha". É o caso do garfo Ritchey WCS Carbon, caixa de direção Chris King e freios Zero G.. Tudo muito leve e bem acabado, algo que não se ve todo dia. De longe a a bike mais top line que já contrui. As peças serão Campagnolo Chorus.
Ai vão algumas fotos, e a partir de agora começaram a aparecer fotos de todo o processo:






sexta-feira, 6 de julho de 2007

Oficina parte 2

Recentemente adquiri um novo torno para a oficina. bem melhor e bem mais completo que o antigo torno de bancada que eu tinha.


É um Hermes (acho que de origem francesa) modelo "New Baby" com caixa norton e avanços automáticos. É bem completo e tem 2 metros de barramente e 1,2 de entrepontas. Ele é de 1951.


Estou reformando ele, assim como estou reformando a fresadora, em breve um antes e depois, mas ai vai uma foto: