-->

quinta-feira, 12 de abril de 2007

E começa o primeiro projeto com o aço Reynolds 953


Chegou à hora! Meu primeiro quadro com os tubos mais fantásticos da atualidade começou a ser projetado!

O cliente é o Antônio Carlos.

O quadro - de geometria tradicional com tamanho basa de 56cm.

Será sem dúvida a bike mais top line que já criei, com o jogo de tubo mais avançado do momento - uma exclusividade de quadros artezanais ainda, pois nenhuma empresa o utiliza na linha de produção devido ao seu preço e dificuldade de trabalho - e peças top de linha (Campagnolo chorus carbon).

A medida que for havendo evolução vou postando aqui!

Para quem não conhece o 953 é a mais nova liga de aço da Reynolds. O grande diferencial dela é sua superior resistência mecânica (que permite tubos de paredes mais finas e, conseqüentemente menos peso) e superior resistência a corrosão - ele é inoxidável resolvendo o problema do maior e talvez único defeito do aço... O 953 segundo testes realizados pela Reynolds é 2x mais forte que o titânio.
O 953 já está no mercado a mais de 1 ano, mas ainda não há muitos rodando no mundo (este provavelmente será o primeiro no Brasil), pois há uma extrema dificuldade de se trabalhar com os tubos. Os processos tradicionais de corte dos tubos não podem ser aplicados a este material devido a sua força somado a paredes muito finas (algo em torno de 0,3mm!). Não haverá problemas para mim, pois sempre utilizei as técnicas recomendadas (que são bem mais difíceis e demoradas que os frame builders usam na maioria) e minha solda sempre foi feita com prata, o que garante que os finos tubos não sofreram nenhuma perde de tempera no processo.

Nenhum comentário: