-->

terça-feira, 24 de abril de 2007

953 está escasso

O 953 está realmente fazendo um barulho entre os builders...
Recebi hoje a notícia de que os tubos irão atrazar mais uma semana pra chegar por conta da demanda que a Reynolds não está dando conta... Não sei se fico contente ou triste com isso...

quinta-feira, 12 de abril de 2007

E começa o primeiro projeto com o aço Reynolds 953


Chegou à hora! Meu primeiro quadro com os tubos mais fantásticos da atualidade começou a ser projetado!

O cliente é o Antônio Carlos.

O quadro - de geometria tradicional com tamanho basa de 56cm.

Será sem dúvida a bike mais top line que já criei, com o jogo de tubo mais avançado do momento - uma exclusividade de quadros artezanais ainda, pois nenhuma empresa o utiliza na linha de produção devido ao seu preço e dificuldade de trabalho - e peças top de linha (Campagnolo chorus carbon).

A medida que for havendo evolução vou postando aqui!

Para quem não conhece o 953 é a mais nova liga de aço da Reynolds. O grande diferencial dela é sua superior resistência mecânica (que permite tubos de paredes mais finas e, conseqüentemente menos peso) e superior resistência a corrosão - ele é inoxidável resolvendo o problema do maior e talvez único defeito do aço... O 953 segundo testes realizados pela Reynolds é 2x mais forte que o titânio.
O 953 já está no mercado a mais de 1 ano, mas ainda não há muitos rodando no mundo (este provavelmente será o primeiro no Brasil), pois há uma extrema dificuldade de se trabalhar com os tubos. Os processos tradicionais de corte dos tubos não podem ser aplicados a este material devido a sua força somado a paredes muito finas (algo em torno de 0,3mm!). Não haverá problemas para mim, pois sempre utilizei as técnicas recomendadas (que são bem mais difíceis e demoradas que os frame builders usam na maioria) e minha solda sempre foi feita com prata, o que garante que os finos tubos não sofreram nenhuma perde de tempera no processo.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Não é só de contrução que vive um contrutor de quadros...

Um pouco atrazadas mas ai vão algumas fotos das trilhas que fiz no carnaval junto com o Mario AV na região de Ibiúna, interior de São Paulo:
Eu na estrada de terra logo depois do single track. Infelizmente está havendo muito desmatamento na região. Essas parte pertence a uma madeireira.
Mario AV e sua FSR no single track mais legal do passeio.

Outro Single Track bem legal.



Mais single track (amo single track´s)!










Minhas bikes

Essas são fotos de algumas de minhas bikes atuais:






















































Equipamentos da oficina - parte 1

Eis aqui as fotos de alguns equipamentos da oficina.

Muita gente tem curiosidade de saber o que há na oficina.

Aos poucos irei postar item a item (exceto o gabarito que é único no mundo e tem um projeto - que modestia a parte - é perfeito - simplesmente nao conheço melhor - hehe).

Essa máquina a direita a minha fresadora universal nº2 de correia. Seu projeto é do final do século retrazado (anos de 1800) e é meu modelo favorito dada a sua robustez e precisão. Fora isso ela é totalmente automática e faz todos os angulos de trabalho que preciso. Uso ela na fabricação das gancheiras (furos e suprficies mais precisas) e na fabricação de peças (entre elas o cambio traseiro que estou desenvolvendo.

A baixo tem a foto do meu torno.

Ele é bem antigo tb e de origem alemã. Simplesmente é impossivel fazer um bom quadro sem um bom torno. É a segunda máquina que mais utilizo na oficina - fica atrás somente da furadeira de bancada (fotos no próximo post).