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sexta-feira, 31 de julho de 2009

Reformando um novo torno

A tempos estava precisando de um torno mais robustos e com certas características BEM dificeis de se achar reunidas em uma única maquina.

Precisava de um torno com 1 metro entre pontos (nem muito mais nem muito menos), que tivesse um sistema de cone no eixo arvore e uma passagem no mesmo com 38,1mm. Queria também o carro de espera em formato quadrado pois poderia retifica-lo e conseguir uma referencia em minutos usando um transferidor universal E, reguas conicas, considero esse detalha indispensável num torno para trabalhos de precisão.

Bom, depois de meses procurando e pesquisando achei finalmente o que seria o ideal, um promeca 400. A Promeca é uma extinta empresa nacional que fabricava maquinas de alta nivel... como concorrencia, acho que na época só a IMOR mesmo, Nardini nunca achei top. É muito dificil encontrar tornos Promeca engrenadas pequenas.

Pois bem, essa semana apareceu um no mercado livre - Depois de 1 mês de procura (até que não foi muito :D) - entrei em contato com o vendedor e fui ver a máquina. Ela estava BEM surrada, mas estava completa, sem trinca e o principal, seu barramento parece que nunca foi feito, pois apesar do desgaste ele não está calçado e nem com folga na engrenagem do trilho do barramento.

Não ligo para desgastes em fusos e barramento, pois SEMPRE mando refazer essas partes quando pego uma maquina para uso em meus trabalhos "especiais".

Bom, a maquina chegou hoje por volta das 9hs e lá pelas 10:30 já estava acomodada e começou o trabalho de desmontagem.

Segue algumas fotos:
















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